PORT CAPTAIN

Carga horária: 120 horas

Um Port Captain, é um profissional altamente qualificado que desempenha um papel fundamental na indústria marítima. 

 

São os líderes responsáveis por coordenar e supervisionar operações em portos, garantindo que tudo funcione de forma segura e eficiente. 

 

Desde o carregamento e descarregamento de cargas até a navegação segura de embarcações. 

 

Por que ser um Port Captain? 

 

• Desafios Constantes: Cada dia é único, com desafios e situações imprevistas que mantêm a profissão emocionante e dinâmica; 

• Contribuição para a Segurança: Garante a segurança das operações, protegendo o meio ambiente e assegurando a integridade das tripulações; 

• Recompensas Financeiras: A profissão oferece oportunidades de remuneração significativa, refletindo a responsabilidade e a especialização envolvidas; 

• Carreira Global: Com habilidades em demanda em todo o mundo, um Port Captain pode escolher onde trabalhar e explorar diferentes culturas. 

 

Por isso aguardamos você!

Curso com Certificado (gratuito)
Avaliação do Curso: 5.0

R$ 1.500,00

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    CONTEÚDO PROGRAMADO, AO TÉRMINO DO CURSO O ALUNO ESTARÁ POR DENTRO DAS SEGUINTES FUNÇÕES DE UM PORT CAPTAIN


     

    1- Acompanhar as operações de recepção de cargas em terminais; 

     

    2- Verificar inspeções de amostragem das cargas, quantidades e qualidade; 

     

    3- Supervisionar inspeções de porões antes inicio operações e terminais, ou mesmo antes das atracações dos navios nos fundeadouros ou ancoradouros (limpeza e estanqueidade); 

     

    4- Acompanhar comunicação/entrega das Noticias de Prontidão (Notice of Readiness) dos navios, em função das inspeções a bordo, bem como assinatura de aceite; 

     

    5- Acompanhar a bordo cálculos de “joint draft surveyors” a bordo antes inicio das operações, intermediárias e finais, mesmo nos terminais contratados por peso balança; 

    6- Acompanhar as operações tanto nos terminais quanto a bordo dos navios para assegurar a qualidade da carga e métodos seguros de embarques, para segurança jurídica dos contratantes; 

     

    7- Supervisionar as inspeções de porões antes das atracações dos navios, ou até mesmo nos fundeadouros ou ancoradouros (limpeza e estanqueidade) para evitar fraudes e/ou disputas com armadores/afretadores; 

     

    8- Buscar soluções junto aos operadores portuários e comandantes para problemas a bordo dos navios, referente às cargas embarcadas, condições operacionais de navios e/ou problemas contratuais; 

     

    9- Supervisionar da emissão dos Relatórios dos Fatos (Statement Of Facts), em função dos contratos e evitar disputas entre as partes nos cálculos de “laytime”; 

     

    10- Supervisionar e analisar custos operacionais junto agentes marítimos desde que sejam repassados aos exportadores e/ou afretadores, se assim determinar contrato de afretamento, sempre buscando melhores preços e condições (Exemplos: Pagamentos de TUP ou INFRAMAR, custos com material e mão de obra para forração de porões, custos extras com contratação de pratico e/ou rebocadores, etc.);