
Network Marketing
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Como funciona o network marketing no Brasil?
O funcionamento do network marketing não se diferente tanto de um processo de vendas convencional.
Quer ver só?
No modelo tradicional de negócios, um fabricante distribui a mercadoria para um atacadista, que a repassa a um varejista.
Apenas no ponto de venda é feita a negociação para o cliente final.
Logo, é fácil perceber que há um número limitado de revendedores, pois existe o foco em espaços físicos.
No NWM, os pontos de vendas são pessoas.
Com isso, se ganha em quantidade de distribuidores do produto.
Assim, o caminho é estreitado: do fabricante ao distribuidor e do distribuidor ao cliente.
O primeiro passo para criar um sistema de network marketing consiste na definição de um produto ou serviço com o qual se pretende trabalhar.
Feito isso, é hora de realizar o primeiro recrutamento.
O case mais comum no Brasil é o da indústria de cosméticos, que possui baixo custo de estocagem e boa aderência do público.
A pessoa recrutada realiza um pequeno investimento inicial.
Mediante o pagamento, ela recebe uma amostragem de produtos que devem ser revendidos por meio da prospecção de clientes.
O método de vendas é escolhido pelo próprio revendedor, que pode realizá-lo da maneira tradicional, de porta em porta ou por meio de canais digitais.
Sempre que uma venda é realizada, um percentual é destinado ao recrutador.
Aí vem a grande jogada.
A pessoa recrutada pode recrutar novas pessoas, formando uma rede de revendedores.
Quanto maior o número, maiores os ganhos.
Todos eles trabalham duro para vender produtos e agregar mais vendedores ao grupo, o que se torna um ciclo lucrativo.
Assim, não existe uma hierarquia dentro do NWM, mas uma conexão que dá autonomia a todos os participantes, mas beneficia àqueles que estão mais próximos ao topo.
É muito comum, também, que os preços de revenda sejam tabelados para estabelecer parâmetros.
Por conta disso, não é nenhum exagero dizer que esse modelo é uma como espécie de micro-franquia.
A metodologia oferece uma série de características vistas como positivas, como a ausência de vínculos empregatícios, o marketing boca a boca e a redução dos custos operacionais de entrega.